Imprimir
 

Número de pacientes adultos é de 142 para 49 leito e outros 15 estão com consultas agendadas

Menos de duas semanas após ter enfrentado um quadro de superlotação histórico (em 15 de julho), que superava o triplo de sua capacidade de atendimento (chegando a 150 pacientes), a Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) volta a enfrentar quadro de extrema lotação, aproximando-se daquele patamar. Com 49 vagas para adultos, o setor está atendendo, neste momento (26 de julho, 12h40), 142 pacientes – muitos deles acomodados em macas,cadeiras de roda e cadeiras comuns colocadas nos corredores. Além disso, já há 15 pessoas com atendimentos agendados para as próximas horas, que, dependendo da gravidade de seus casos, poderão ou não permanecer na Emergência.

Estão sendo usados, no limite máximo, todos os recursos materiais e humanos disponíveis. Diante desse quadro, a Administração do Hospital solicita a colaboração da população de Porto Alegre e da Região Metropolitana, no sentido de que, em casos mais simples, evite dirigir-se à instituição, procurando os pronto-atendimentos ou postos de saúde de suas cidades.

A Emergência NÃO está fechada; no entanto, novos pacientes que chegam à instituição passam por um controle de risco e, devido às dificuldades existentes, é dada prioridade aos casos mais graves, com risco de morte.

 


Autor: Elisa Kopplin Ferraretto
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do HCPA

Imprimir