Imprimir
 

Profissionais de saúde de Porto Alegre são capacitados para Diagnóstico precoce de HIV

O Serviço de Atenção Terapêutica (SAT) do Hospital Sanatório Partenon, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, realiza, de 2 a 9 de agosto uma capacitação destinada a profissionais de saúde da Região Partenon-Lomba do Pinheiro de Porto Alegre. São médicos e enfermeiros de 22 equipes de atenção primária da região, convidados a participar do Projeto Piloto de Descentralização das Ações de Prevenção e Assistência em DST/HIV/AIDS.

A capacitação, que será no no Hotel Continental, Largo Vespasiano Julio Veppo, 77, em Porto Alegre, tem como objetivo preparar 70 profissionais para trabalhar com prevenção, diagnóstico(por meio de este rápido), e assistência nas primeiras consultas dos pacientes que portadores assintomáticos de HIV.

Todas as equipes das Unidades de Saúde, após capacitação, receberão kits para teste rápido e implantarão as atividades no seu dia-a-dia. Os casos que necessitarem do uso de medicação serão referenciados para o SAT-Partenon que ainda, para outros casos, dará suporte às Unidades disponibilizando uma equipe multidisciplinar com experiência no atendimento de HIV/AIDS para responder dúvidas que apareçam no cotidiano do trabalho, bem como para a realização de reuniões periódicas com as equipes para a discussão dos casos.
 
 A região Partenon-Lomba do Pinheiro foi escolhida por ser a que está em primeiro lugar em número de casos de AIDS em toda a cidade. E também por é nela que está localizado o SAT do Hospital Sanatório Partenon, referência para este tipo de atendimento.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde do RS -

Imprimir