Imprimir
 

Secretários de saúde da 7ª CRS recebem coordenador de Urgência e Emergência

Com a presença do Coordenador Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual da Saúde, Breno Machado, secretários municipais de saúde de municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Bagé, estiveram reunidos nesta segunda-feira ( 8) no encontro mensal da Comissão de Intergestores Regionais (CIR)-antigo Colegiado de Gestão Regional (COGERE).

Na ocasião, Breno Machado  apresentou novos projetos e portarias que estão em processo de implementação. Entre eles, o aumento do repasse de valores para custeio do SAMU e a  internação domiciliar de pacientes, que está em processo de liberação.

O coordenador salientou que o tempo de resposta do SAMU à solicitação de atendimento é crucial, já que um minuto faz muita diferença e pode salvar vidas. Assim, a descentralização das Centrais de Regulação é fundamental para atender melhor, pois o profissional que recebe a ligação tem um conhecimento geográfico, e das expressões locais, possibilitando assim mais agilidade no atendimento.

Breno também informou que o mau uso do serviço pode acarretar atrasos no atendimento, e os trotes são a maior empecilho para que os casos reais sejam atendidos com a máxima agilidade. Na região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, os trotes chegam a ser 58% das ligações recebidas pelo SAMU Metropolitano. Através de aproximação do serviço com a população pretende-se diminuir os trotes e aumentar e agilidade e a eficiência do atendimento.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir