Imprimir
 

Nova droga recebe aprovação da FDA para uso no tratamento de adultos com esquizofrenia

Nova droga, desenvolvida pela Patheon, de Ontário/Canadá e Vanda Pharmaceuticals, de Rockville/Estados Unidos, recebeu recentemente a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para uso no tratamento de adultos com esquizofrenia.

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico, caracterizado por alterações na percepção e expressão da realidade, com sérias consequências ao funcionamento da pessoa. Estima-se que 1% da população irá desenvolver a doença durante a sua vida, sendo o início geralmente mais precoce no sexo masculino, em geral, durante a adolescência.
 
A droga será comercializada pela Vanda sob o rótulo Fanapt, e o medicamento é uma alternativa mais segura a outros fármacos antipsicóticos disponíveis atualmente, segundo as empresas que o comercializam. A forma genérica do medicamento é conhecida por iloperidone.

Segundo a FDA, o Fanapt pode aliviar os sintomas da esquizofrenia e permitir as pessoas que apresentam esse distúrbio uma melhor qualidade de vida. A FDA também afirmou que o medicamento poderia incluir um aviso de alerta, assim como outros antipsicóticos utilizados em menor escala. A advertência visa informar a médicos e pacientes da existência de risco de morte, caso o medicamento seja utilizado em desacordo com suas indicações.

 
 
Adaptado de:
 

Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir