Imprimir
 

Jovens que se preocupam demais com o peso estão mais propensos a tentar suicídio, sugere estudo

Devido às repercussões a saúde pública que o suicídio vem adquirindo, pesquisas que possibilitem um melhor entendimento desse ato complexo são relevantes. São necessários maiores dados, como fatores de risco e dados de prevalência, por exemplo. Nesse sentido, um estudo recente, que será publicado no “Journal of Adolescent Health”, avaliou a relação entre peso e índices de suicídio. Adolescentes com sobrepeso, ou aqueles que acreditam estar com sobrepeso, são mais susceptíveis do que outros adolescentes a tentativa de suicídio, de acordo com a publicação.  

Os pesquisadores analisaram mais de 14.000 estudantes, para determinar se há uma relação entre tentativas de suicídio e índice de massa corporal (IMC).

O estudo constatou que adolescentes com sobrepeso, ou que acreditavam estar com sobrepeso, estão mais propensos a tentar suicídio em relação a aqueles que eram magros ou se achavam magros. Os resultados foram iguais para homens e mulheres.

"Nossos resultados mostram que estar acima do peso ou acreditar que se está acima do peso aumentam o risco real de tentativa de suicídio", afirmou Monica Swahn, principal aurotra do estudo e professora do Instituto de Saúde Publica da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

“Esta é uma grande preocupação, já que mais e mais crianças e jovens estão se tornando obesos", disse ela.

Uma melhor compreensão da relação entre peso e suicídio na adolescência pode ajudar no desenvolvimento de estratégias apropriadas para prevenir o suicídio, acreditam os pesquisadores.
 
Ela acrescentou que os adolescentes "se sentem muito pressionados para se adaptar certas ideais de beleza". Dr. Hatim Omar, chefe da Divisão de Medicina Adolescente da Universidade de Kentucky, disse em um comunicado que o estudo "acrescenta outro alerta para os médicos, pais, professores e toda a sociedade sobre a necessidade de avaliação de depressão e risco de suicídio em todos os adolescentes, com atenção especial para adolescentes com obesidade, real ou não”.

 
 
Referências

Center for the Advancement of Health. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_84389.html
 

Autor:
Fonte: Center for the Advancement of Health

Imprimir