Imprimir
 

O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences

Mudanças climáticas não estão relacionadas apenas ao aumento do custo de alimentos, mas também em guerras, crises sociais e econômicas. É o que aponta o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O pesquisador responsável, David Zhang, da Universidade de Hong Kong estudou a variação climática e da agricultura, economia, social e cultural da história europeia por 300 anos.

De acordo com o estudioso, por 100 anos a Europa passou por um período frio, denominado "Pequena Era do Gelo". Durante essa época muitas epidemias, mudanças comportamentais e perda de peso foram observadas. Zhang sugere que o clima levou a diminuição dos alimentos produzidos e, dessa maneira, a quantidade de alimento disponível por pessoa diminuiu, o que resultou em novos hábitos alimentares.

A queda na produção da agricultura também afetou a economia, pois os fazendeiros não tinham mais alimentos "extras" para revender. O problema, que começou pelo clima, levou a uma crise social que resultou em guerra e imigração.

As mudanças na temperatura forçaram os humanos a se adaptar e buscar tecnologias que pudessem auxiliar nesses períodos e evitar a escassez de alimentos novamente, o que levou ao começo da Revolução Industrial.

O pesquisador, entretanto, não aponta de que forma as mudanças climáticas que ocorrem no momento irão afetar a população.


Autor: Redação
Fonte: UOL

Imprimir