Imprimir
 

Mudança permitirá economia de tempo, racionalização de custos e interação entre os setores

Imagine que com apenas um clique, sem sair do seu consultório ou da sala de cirurgia, o médico possa visualizar em uma tela de computador todos os exames do paciente que está a sua frente. Essa tecnologia já faz parte da rotina do Hospital Balbino (RJ), que implantou o sistema PACs (Picture Archieving and Communication System), aposentando formulários de papel e exames em filme – as famosas chapas.

Em dois meses de funcionamento, o novo sistema já armazenou mais de quatro mil exames, entre tomografias, ultrassonografias e ecocardiogramas, que ficam disponíveis para todos os setores que tenham computador e estejam conectado à rede hospitalar. As informações captadas são armazenadas em um único servidor, de onde o conteúdo é distribuído para qualquer ponto dentro do hospital. “O médico pode ter acesso às imagens no centro cirúrgico, no consultório ou na emergência. O espaço físico não limita mais o processo”, explica o médico radiologista e coordenador do Centro de Diagnóstico do Hospital, Cyro Fonseca, ressaltando ainda que o novo sistema contribui para uma resposta mais rápida ao médico solicitante, agilizando o tratamento do paciente. Outra facilidade é que a imagem já segue com o laudo. “Com um clique, é possível visualizar o resultado de todos os exames que a pessoa realizou nos últimos meses”, completa o radiologista.

Além dessa comodidade, o novo sistema vai permitir economizar tempo, diminuir custos e garantir mais interação entre os setores. Com o PACS também será possível digitalizar, armazenar e consultar via internet, todos os exames dos pacientes, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, medicina nuclear, entre outras facilidades.

Ainda de acordo com o radiologista, tal procedimento facilita tanto o lado do paciente quanto do médico, e ainda gera economia para o hospital. “Desde que implantamos o sistema, não utilizamos mais filme. Quando um exame precisa ser impresso, é gravado em DVD ou fotografado em papel A3”, ressalta Cyro.

Composto por diferentes módulos, o sistema oferece componentes que atuam desde a captação, armazenamento e manipulação de exames, até a interpretação, gestão, compartilhamento, comparação de laudos e reconstrução de imagens em duas ou três dimensões (2D ou 3D).


Autor: Kadu Cayres
Fonte: SB Comunicação

Imprimir