Imprimir
 

Saúde apresenta em simpósio novo sistema contra AVC e infarto

A nova Linha de Cuidado contra Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto lançada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no sábado, 29, será apresentada no 2º Simpósio Brasileiro de Unidades Vasculares, nos dias 4 e 5 de novembro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Junto com o simpósio, ocorrerá também a 2ª Jornada da Unidade Vascular do Hospital de Clínicas.

O evento é para gestores e profissionais de todas as áreas de saúde (incluindo estudantes e médicos residentes), que vão debater sobre a organização dos serviços e das redes assistenciais de AVC e infarto, e as soluções possíveis para as dificuldades enfrentadas. Os participantes também vão conhecer modelos bem-sucedidos de atendimento a doenças neurovasculares no país. Na sexta-feira, 4, o simpósio terá início às 19h e se encerrará às 21h30, e sábado, 5, começará às 8h30 e se estenderá até as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.simposiouv.com.br.

Agilidade - O novo sistema de atenção ao AVC e ao infarto implantado pela SMS abrange campanha de orientação à população sobre como prevenir essas doenças e medidas para tornar mais ágil o socorro e o tratamento às vítimas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. “Desenvolvemos um programa completo de prevenção, tratamento e reabilitação, envolvendo assistência na rede de atenção primária em saúde, o SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], as unidades de emergência e hospitais”, explica  o médico Jorge Osório, coordenador de Urgências da SMS.

No caso do SAMU, o serviço está treinado para encaminhar pessoas com suspeita de AVC ou infarto a locais onde haja equipamentos e equipes especializadas para o atendimento adequado, e não para qualquer unidade de emergência. Esse procedimento vai garantir que os pacientes recebam assistência ainda a tempo de evitar o acidente vascular ou de serem tratados com boas chances de recuperação se não foi possível impedir a ocorrência.
   
O AVC e o infarto são responsáveis pelo maior índice de mortalidade e incapacitação em Porto Alegre e na Região Metropolitana, à frente de traumas, câncer e problemas respiratórios. No mundo todo, uma em cada seis pessoas é atingida. Mas 90% dos casos, segundo os especialistas, podem ser prevenidos com hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, boa alimentação e baixo consumo de álcool, e com o controle de doenças crônicas, como diabete e pressão arterial elevada.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - Porto Alegre

Imprimir