Imprimir
 

Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre promove evento

 

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – HBO – promoveu no sábado (26.11) o IV Simpósio de Enfermagem em Oftalmologia. O evento aconteceu no auditório da Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 415), na Capital gaúcha, reunindo cerca de 200 enfermeiros provenientes de 30 municípios gaúchos e também de Santa Catarina. Esta edição teve como foco a segurança do paciente e a inovação nos processos. Abrindo oficialmente o evento, o Diretor Executivo do Hospital, Olimpio Dalmagro, ressaltou a importância de proporcionar o intercâmbio  das práticas e o objetivo principal de disseminar conhecimentos, dentro do projeto de levar o HBO à liderança em oftalmologia.

No elenco de palestrantes esteve presente Luiz Carlos da Fonseca e Silva, representando a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que abordou a importância do cumprimento da legislação para controle de materiais. Segundo ele, “o cumprimento das normas e a preparação da equipe de enfermagem são fundamentais para proporcionar segurança ao paciente”. 

A enfermeira Andrea Alfaya Acunã coordenadora de enfermagem do Centro de Materiais e Esterilização do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, falou sobre a segurança nos processos que hoje é uma preocupação mundial no controle das infecções. Conforme ela, “a conscientização dos administradores hospitalares é de suma importância para implantação dos conceitos de segurança e responsabilidade”. 

Aline Roso, gerente de enfermagem do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, de São Paulo, instituição que é referência nacional em transplante, visto que o estado conseguiu zerar a fila de espera para o transplantes de córneas. Aline veio falar sobre a importância da enfermagem no processo do transplantes. “Os enfermeiros são os responsáveis por todo o fluxo para que o transplantes tenham sucesso, com agilidade nos procedimentos”. Ela lembrou que o Rio Grande do Sul também tem como meta zerar as filas de espera, tendo como foco  principal o trabalho de captação através da conscientização dos doadores. 

Participaram também do evento, enriquecendo o tema principal, Rodrigo Pares – Consultor Cirúrgico da Alcon, que falou sobre a Vitrectomia e também sobre as novas tecnologias disponíveis para a Ciruria Refrativa; Suzana da Silva – Coordenadora de Qualidade da Igmed, especialista em esterilização em bloco cirúrgico e recuperação anestésica, que abordou o tema Indicadores Químicos e Biológicos; Suelen Evangelista Bianchini – Coordenadora Assistencial do Hospital Banco de Olhos que discorreu sobre o Processamento e Rastreabilidade de Cassetes e encerrando a programação Roberta Medeiros Costa, também Coordenadora Assistencial do HBO analisando a Classificação de Risco na Emergência.


Autor: Imprensa
Fonte: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Imprimir