Imprimir
 

Detergentes utilizados para limpeza de instrumentos cirúrgicos em estabelecimentos de saúde precisarão de registro

Detergentes utilizados para limpeza de instrumentos cirúrgicos em estabelecimentos de saúde precisarão de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que propõe a Consulta Pública 27 da Agência, que está no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22). A partir desta data, os interessados têm 60 dias para apresentar críticas e sugestões sobre a norma.

A proposta da Anvisa é valida para detergentes enzimáticos utilizados em estabelecimentos de assistência à saúde. Atualmente, esses produtos são apenas notificados à Agência. “A idéia é que esses detergentes comprovem, por meio de laudos laboratoriais, a atividade catalítica das enzimas presentes na formulação do produto no momento do registro”, explica Tânia Pich, gerente geral de Saneantes da Anvisa.

O processo de limpeza dos instrumentos cirúrgicos é uma etapa muito importante para a reutilização ou para submeter esses produtos às próximas etapas de desinfecção ou esterilização. “Com o novo Regulamento pretendemos contribuir para o controle do surto de infecções por Micobactérias, cuja origem tem como causa mais provável a contaminação desses instrumentos”, complementa Tânia

Participação

As sugestões para a Consulta Pública devem ser encaminhadas por escrito, em formulário próprio, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Saneantes, SIA Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050; ou para o Fax: (61) 3462-5704; ou para o e-mail: saneantes@anvisa.gov.br.



 


Autor:
Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Imprimir