A saúde bucal das crianças gaúchas esteve em pauta na manhã do último dia 21 de março, no VII Encontro Anual dos Coordenadores do Programa Sorrindo para o Futuro. Durante o evento, que ocorreu no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, foram apresentados os números referentes à pesquisa realizada ao longo de 2010 pelo Sesc/ Sistema Fecomércio-RS que avaliou dados de 53.859 crianças de 754 escolas de 133 municípios do Rio Grande do Sul.
Mais de 83% das crianças gaúchas atendidas pelo programa registraram melhora ou mantiveram as boas condições de saúde bucal. Enquanto 97,2% dos professores das escolas participantes do projeto afirmaram perceber a melhora nos hábitos saudáveis dos alunos.
Os profissionais que também conduzem as atividades de promoção de saúde junto às escolas participantes do Sorrindo para o Futuro identificaram que 44,7% dos escolares apresentam necessidade de tratamento odontológico. Também foi destacada a diferença no índice de necessidade de tratamento entre as Zonas Rural e Urbana: 56,6% na Zona Rural; e 42% nas escolas de Zona Urbana.
“Estes indicadores mostram a importância de focarmos na prevenção em saúde. Mas além da saúde bucal, também trabalhamos os hábitos alimentares, a importância da atividade física, a questão da respiração atraumática, entre outros fatores que influenciam na saúde do indivíduo”, comentou a coordenadora estadual do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, Larissa Brouwers. Atualmente, o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é desenvolvido junto a 257 mil alunos de 2,8 mil escolas de 389 cidades gaúchas.
Durante a aberta do evento o vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, João Oscar Aurélio, destacou a importância da realização do Programa no RS: “O Sistema Fecomércio se faz presente através do Sesc no desenvolvimento deste programa que está fazendo com que o Rio Grande do Sul possa sorrir de forma muito melhor”. Representando a Prefeitura de Porto Alegre, o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, afirmou que o programa consegue aproximar a saúde da educação: “Dois temas importantes são trabalhados no programa, estamos tratando do futuro, mas também da saúde e da educação”.
Cidades em destaque - Seis cidades receberam o Prêmio Destaque em Melhoria da Saúde Bucal. A distinção é uma forma de reconhecimento da melhoria ou manutenção de boas condições de saúde bucal. Entre os agraciados estão: Mariano Moro, Alpestre, Riozinho, São Lourenço do Sul, Santa Maria e São Sepé. Em nome dos demais prefeitos agraciados com o Prêmio Destaque em Melhoria da Saúde Bucal, Arno Schroeder, Prefeito de São Sepé, ressaltou o bom funcionamento do programa e enfatizou: “Certamente o futuro vai dizer o quanto este programa foi importante na vida destas crianças”.
Sobre o programa - O Programa Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sesc/ Sistema Fecomércio-RS em parceria com as prefeituras municipais. O Sorrindo para o Futuro é um programa pioneiro no Brasil, realizado desde 2003 no Estado, e que visa à melhoria da saúde das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis.Atualmente, 2.878 escolas de 389 municípios participam do programa. Alunos do nível A (Educação Infantil) até o 5º ano do Ensino Fundamental de colégios públicos recebem kit's de saúde bucal gratuitamente(escola, creme e fio dental) e professores e dentistas são capacitados para desenvolver o programa com as crianças.
Em constante inovação, o programa vem estimulando maior acesso ao tratamento odontológico através da prática do tratamento restaurador atraumático, trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas (ex. alimentação, atividade física e higiene); estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e promovendo motivação e envolvimento da comunidade escolar através de gincana estadual, que acontece todos os anos.
Percentual de crianças que melhorou ou manteve boa condição bucal:

Percentual de crianças beneficiadas pelo programa:

Obs: A proporção de crianças que iniciam o ano com gengivite tem reduzido desde 2008.
Necessidade de tratamento odontológico:
