Imprimir
 

Melhorias facilitaram o acesso para pacientes especiais

Foram entregues na última sexta-feira as reformas da Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Com 24 leitos, em uma área de 555 metros quadrados, a unidade passou por melhorias na climatização e nas redes hidráulica e elétrica, com base nas normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Participarão da solenidade o prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio.

Foram investidos no projeto R$ 241 mil. Além de assegurar mais conforto e segurança aos usuários e à equipe de saúde, as obras facilitaram a acessibilidade especialmente para pacientes com necessidades especiais. As portas dos quartos foram ampliadas, e os banheiros ganharam barras de apoio. Para o tratamento de pacientes que, além do agravo psiquiátrico, apresentem doenças infectocontagiosas, foram instalados quartos de isolamento. A unidade conta ainda com sala para visitantes.

Também fazem parte da reforma a troca de pisos vinílicos e cerâmicos, recuperação e pintura de paredes, readequação de luminárias e banheiros, colocação de visor nas portas dos quartos e aquisição de mobiliário em fórmica. A nova estrutura irá proporcionar melhoria nos processos de higienização e maior humanização do atendimento. Além disso, vai favorecer a multidisciplinaridade e o ensino, já que a unidade conta com residentes de Psiquiatria e Psicologia e serve como campo de estágio para estudantes de várias áreas de atenção à saúde.

A Unidade Psiquiátrica do hospital atende mulheres com transtornos psíquicos e dependentes químicas e é referência para gestantes usuárias de crack. A equipe é formada por médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 


Autor: Ana LĂșcia Fumegalli
Fonte: Portal PMPA - SMS

Imprimir