Imprimir
 

O evento será dia 5 de maio no Hospital de Clínicas e contará com a presença de especialistas das áreas médicas e sociais e um palestrante internacional

A Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes (AAPPAD) realiza um encontro no dia 5 de maio, das 13h30 às 18h, no Anfiteatro Carlos Cesar de Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2350). Inscrições, programação completa e mais informações no site www.aappad.com.br ou pelo telefone (51) 8482.7295. O objetivo é discutir como conviver com a doença e prestar apoio a portadores.

O prof. Dr. Jorge Sequeiros, Catedrátido da Universidade de Porto, em Portugal, é um dos convidados e fará apresentação especial sobre a história genética da enfermidade, descobertas e estudos atuais.

A programação contará com palestras de especialistas em diferentes áreas. Na abertura do evento, o tema será a colonização açoriana no Rio Grande do Sul e como esse processo colaborou para a chegada da doença ao Estado. Outros painelistas também abordarão diagnóstico, sintomas e a convivência com a Ataxia. O encontro se encerra com uma mesa redonda.

Ataxias

Doença pouco conhecida e ainda sem cura, a Ataxia pode ser herdada (geneticamente) ou adquirida e já afeta milhares de pessoas no mundo todo. O termo Ataxia refere-se à incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários e que pode fazer parte do quadro clínico de numerosas doenças do sistema nervoso. As Ataxias podem ser classificadas em muitas espécies diferentes. No Rio Grande do Sul, a grande maioria dos portadores têm o tipo SCA 3, também conhecido como DMJ (Doença de Machado-Joseph). No Estado, a incidência de portadores de DMJ e maior devido à colonização açoriana, já que esta doença teve origem na Ilha de Açores, em Portugal.  


Autor: Ana Cristina Basei
Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Imprimir