Imprimir
 

Trata-se de moderna versão da radioterapia guiada por imagem associada à técnica de intensidade modulada

O Hospital Mãe de Deus acaba de concretizar a compra de um novo equipamento de radioterapia. Trata-se de moderna versão da radioterapia guiada por imagem (image-guided radiotherapy - IGRT) associada à técnica de intensidade modulada (intensity modulated radiotherapy - IMRT).

Esse equipamento permite a geração de imagens dentro da própria sala de tratamento, pois dispõe de um tomógrafo acoplado, possibilitando a localização ainda mais exata do tumor, com correção diária do posicionamento, se necessário. Com isso, é possível aplicar uma dose de radiação ainda mais focada ao tumor, poupando os órgãos adjacentes, diminuindo os efeitos colaterais e alcançando melhores resultados, até com maior possibilidade de cura em alguns casos.

Dr. Fernando Obst, médico radioterapeuta do Instituto do Câncer Mãe de Deus, explica que é uma abordagem de tratamento sofisticada que utiliza imagens geradas por computador da área afetada para planejar e aplicar a radiação de modo focado no local do tumor. “A aplicação da radiação é extremamente orientada e de acordo com a forma e a movimentação do tumor, o que acontece até com o movimento respiratório do paciente. A respiração (ventilação), portanto, será também monitorada e considerada durante a seção de radioterapia, através de detectores também presentes dentro da sala de tratamento.

Tal técnica permitirá um tratamento com ainda melhor localização no curso de toda a radioterapia, per mitindo ajustes durante a seção e também entre uma seção e outra, quando necessário", afirma Dr. Obst.

A radioterapia IGRT e IMRT ainda contará com técnica de arco dinâmico, permitindo um tratamento mais rápido (menor tempo em cada aplicação), causando menos desconforto ao paciente e possibilitando que um número maior de casos possa ser tratado. O centro ainda reequipou a braquiterapia (técnica localizada, com a fonte de radiação em contato com o tumor) e investiu em novos equipamentos para realização de radiocirurgia e radioterapia estereotáxica fracionada, do crânio e extracraniana, o que permitirá o tratamento das modalidades de câncer com indicações radioterápicas. O Hospital Mãe de Deus ainda conta com PET-CT desde 2009, o que permite estadiamento de câncer e também contribui para o planejamento da radioterapia de alta precisão.

A radioterapia é uma das três formas principais para tratar o câncer. As outras compreendem a cirurgia e tratamentos sistêmicos (quimioterapia, imunoterapia, agentes biológicos, etc.).

Segundo Vanessa Brandolf, gerente do Instituto do Câncer Mãe de Deus, com essa aquisição, o serviço de radioterapia do Hospital Mãe de Deus torna-se o mais moderno centro do sul do país e um dos melhores da América Latina, dispondo de tecnologia para tratamentos de última geração. "Um grande passo na constante luta contra o câncer", diz Brandolf.

O Serviço funciona na Rua Orfanotrófio, bairro Alto Teresópolis, em Porto Alegre, fone para contato: 51.3252.3900.


Autor: Marli Appel
Fonte: Comunicação do Sistema de Saúde Mãe de Deus

Imprimir