Imprimir
 

O objetivo é promover informações técnicas no aconselhamento em HIV/AIDS e na execução de teste rápido

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com Secretaria Estadual da Saúde (SES), realiza entre os dias 02 e 04 de maio o curso "Capacitação em Aconselhamento e Teste Rápido HIV na Atenção Básica da Saúde no Sistema Prisional". O objetivo é promover informações técnicas no aconselhamento em HIV/AIDS e na execução de teste rápido, proporcionando aos técnicos uma padronização de abordagem e de procedimento. Com isso, será possível ampliar a possibilidade de diagnóstico no sistema prisional.

Cerca de 50 servidores da área da saúde, das 1ª (Vale do Sinos e Litoral), 9ª (Charqueadas) e 10ª (Porto Alegre) regiões penitenciárias da Susepe participam do curso, que ocorre no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na avenida Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre.

Teste Rápido

Consiste na realização de um exame de sangue, com diagnóstico de resposta HIV dada em menos de dois minutos. Só em 2011, cerca de 2,7 mil presidiários fizeram o teste rápido ao ingressar no Presídio Central de Porto Alegre. 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir