Imprimir
 

Visa auxiliar diagnóstico precoce em recém nascidos com má formação congênita

Sistema desenvolvido pela Procempa para auxiliar diagnóstico precoce em recém nascidos com má formação congênita - foi apresentado na manhã da última terça-feira, 12, de forma inédita, durante o primeiro dia do 24º Congresso Brasileiro de Genética Médica, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Contando com a orientação médica da geneticista Elizabeth Lemos Silveira Lucas, o sistema foi criado para permitir a interação entre médicos geneticistas cadastrados em um banco de dados e outros médicos que atuem diretamente na área neonatal em maternidades, no sentido de diagnosticar, de forma inequívoca, anomalias congênitas em recém nascidos. Além de oportunizar tratamento correto, precoce e ajustado às características de cada anomalia, o Telegenética vai amparar familiares dessas crianças através de esclarecimentos com especialistas sobre os casos e a participação em grupos de apoio.

No que tange à Saúde Pública, o novo projeto pretende, a partir de estatísticas de recém nascidos com anomalias, fomentar o planejamento de ações específicas, o estabelecimento de epidemiologia e a redução de índices de mortalidade infantil decorrente desses casos. Com isso, serão elaborados protocolos clínicos e atendimentos especializados para que as más formações sejam incluídas nas doenças amparadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A interação de todas as etapas e participantes do Telegenética se dará em ambiente da Internet, pelo site que já está ativado: telegenetica.procempa.com.br (sem o uso do “www”, por se tratar de subdomínio). 


Autor: Ana Madeira
Fonte: Portal PMPA

Imprimir