Imprimir
 

Entre as doenças mais comuns estão as gripes, os resfriados e as doenças alérgicas

A chegada do inverno e das baixas temperaturas, aumenta a incidência de doenças respiratórias, principalmente em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Estas são as chamadas doenças sazonais, que ocorrem com maior frequência em determinada época do ano. Para se prevenir destas enfermidades a coordenadora técnica da área de saúde, do Senac Passo D’Areia, enfermeira Roberta Brum Silva, ensina algumas dicas que podem ser colocadas em prática diáriamente.

Entre as doenças mais comuns estão as gripes, os resfriados e as doenças alérgicas como asma, rinite, sinusite e bronquite. Para o desenvolvimento destas enfermidades, é necessário que um agente etiológico, como vírus ou bactéria, penetre no organismo humano. E é justamente o cuidado com estes agentes que devemos ter para não adquirir nenhuma moléstia.

A primeira dica da coordenadora de saúde é ter cuidado com o ambiente de convivência. A proliferação destas doenças dá-se primordialmente com a transmissão viral de uma pessoa para a outra. “Um dos grandes vilões do inverno são os ambientes mal ventilados e aglomerados. Evitar estar nestes locais diminui muito a incidência de transmissão de doenças virais e bacterianas de uma pessoa para outra”, afirma Roberta.

Outro erro cotidiano é o uso de estufas e ar-condicionado com muita frequência.“Estes aquecedores causam ressecamento do ar e consequentemente diminuem a umidificação natural das vias aéreas superiores”, explica a enfermeira. Segundo ela, este ressecamento causa o aumento da produção de muco e propicia o desenvolvimento de doenças alérgicas, gripes e resfriados.

Com estas dicas básicas é possível perceber que pequenas mudanças na rotina podem fazer a diferença na prevenção de enfermidades sazonais, melhorando desta forma o bem-estar e a saúde das pessoas durante o inverno.


Autor: Fernanda Fernandes Guerra
Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Imprimir