Imprimir
 

Desde janeiro até agora, em Porto Alegre, já são 14 casos confirmados da doença, com dois óbitos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou na última quarta-feira, 4, mais um óbito por gripe A (H1N1) em Porto Alegre. A paciente, uma mulher de 58 anos, estava internada desde o dia 25 de junho e foi a óbito no dia 3 de julho, não vacinada e sem comorbidades. Desde janeiro até agora, em Porto Alegre, já são 14 casos confirmados da doença, com dois óbitos.

De acordo com a Vigilância em Saúde do município, as unidades de saúde de Porto Alegre estão recebendo novos lotes de vacinas, enviados pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a gripe prosseguirá até que as doses sejam esgotadas. O público-alvo continua sendo idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos e gestantes.

Medidas de prevenção

• Higienize as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições e antes de tocar os olhos, a boca ou o nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
• Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
• Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
• Pessoas com síndrome gripal devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis. Devem evitar também aglomerações e ambientes fechados.
• Mantenha os ambientes ventilados.
• Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos. 


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - SMS

Imprimir