Imprimir
 

São 164 metas de saúde, com quatro grandes objetivos e 11 diretrizes

A Programação Anual de Saúde (PAS), com praticamente todas as ações integradas ao Portal de Gestão, foi apresentada no último dia 19, pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, no Comitê de Gerenciamento do programa A Receita é Saúde.

Bósio contabilizou 164 metas de saúde estabelecidas para 2012, com quatro grandes objetivos e 11 diretrizes. “Conseguimos integrar em uma única ferramenta, que é o Portal de Gestão, todos os documentos relativos à saúde, com metas e indicadores que permitem visualizar onde são investidos os cerca de 25% do orçamento municipal, que é o investimento anual em saúde”, destaca.

Para Bósio, uma das vantagens da ferramenta é acompanhar a evolução das ações em saúde e medir o impacto que essas provocam na sociedade. O conjunto de ações é voltado à promoção, proteção, recuperação da saúde, bem como para a gestão do SUS.

Segmentos - As coordenadorias da Mulher, do Idoso e da População Negra também passam a integrar o CG do Receita é Saúde, com o objetivo de materializar uma das premissas básicas do modelo de gestão, que é a transversalidade. “Como as coordenadorias não são órgãos finalísticos, mas fazem as definições e articulações das políticas públicas relativas a cada segmento, as mesmas são executadas por meio dos programas estratégicos”, explica Izabel Matte.

“Hoje, na SMS, conseguimos apresentar para cada uma das regiões as suas deficiências em saúde, para poder estabelecer as metas junto com as comunidades e com o Conselho Municipal de Saúde”, ressalta o secretário Marcelo Bósio.

Modelo de Gestão - A Receita é Saúde é um dos 13 programas estratégicos do Modelo de Gestão, e um dos quatro do Eixo Social, com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços básicos e especializados de saúde, ampliando e qualificando a rede de atendimento à população. 


Autor: Mirian Bravo
Fonte: Portal PMPA - SMS

Imprimir