Imprimir
 

Organizada em 30 leitos, especializados na desintoxicação, a unidade, em três anos, já acolheu mais de mil mulheres onde ficam até 20 dias internadass

Decoração e poemas integraram a composição da unidade de tratamento

Foto: Vinícius Roratto

A última sexta-feira foi um dia de festa para as 30 mulheres que estão internadas para tratamento de dependência química na Unidade de Internação São Rafael, dentro do Hospital Espírita, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) e o Sistema de Saúde Mãe de Deus.

O grupo celebrou com música, oração e poema os três anos de funcionamento da ala, destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que, de maneira humanizada, atende a mulheres em situação de dependência química e vulnerabilidade social, auxiliando na organização de suas rotinas, reinserção familiar e comunitária e, principalmente, na desintoxicação. "Com o tratamento, aprendi a dar valor à família, ao pensamento positivo e a Deus", disse uma paciente.

Organizada em 30 leitos, especializados na desintoxicação, a unidade, em três anos, já acolheu mais de mil mulheres onde ficam até 20 dias internados. Nesse período, elas foram atendidas por uma equipe multiprofissional composta por médico clínico e psiquiatra, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de terapeuta ocupacional e educador físico.

De acordo com a enfermeira Fernanda Faria, os cuidados seguem uma abordagem integral, com tratamento farmacológico, psicoterápico e reabilitação psicossocial. Além disso, no tratamento, há abstinência e mudanças no hábito de vida. 


Autor: Redação
Fonte: Correio do Povo

Imprimir