Imprimir
 

A unidade será de grande importância para o município e região

Entrou em funcionamento esta semana a Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos (Ucep) da Fundação do Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul. A unidade dispõe de seis leitos, incluindo um de isolamento, destinados a cuidados intensivos e semi-intensivos, especialmente adequados ao atendimento de crianças de 0 a 14 anos.

Para o diretor da Fundação, Juarez Verba, a UCEP passa a funcionar como retaguarda de cuidados críticos, especialmente a crianças menores de um ano, com acesso garantido pela Central de Regulação do Estado. Com a instalação de uma unidade com essa estrutura, o hospital contribuirá com a redução das taxas de mortalidade infantil da região, acrescentou o diretor.

Desde o início do inverno, o Hospital Municipal Getúlio Vargas recebeu 15 crianças com necessidades de cuidados intensivos ou semi-intensivos, sendo que dez permaneceram na instituição. Inicialmente, a unidade funcionará durante três meses, justamente para atender a demanda do período. Além do maior número de atendimentos registrados até o momento, também há o crescimento da gravidade das patologias, relacionado principalmente a doenças respiratórias em crianças menores de um ano.

O investimento total para o funcionamento durante esse período será de R$ 480 mil, financiado pela SES. No total, 40 funcionários, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, irão trabalhar exclusivamente na unidade.

Na tarde de sexta-feira, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, visitou a unidade e as dependências do Hospital de Sapucaia do Sul, acompanhado da direção e da equipe diretiva. Ele destacou que o mais importante foi a resposta rápida da fundação na parceria com o Governo do Estado, colocando em atividade a unidade que será de grande importância para o município e região. 


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir