Imprimir
 

Médica do Hospital Villa-Lobos recomenda cuidado redobrado

Agosto traz o reinício das aulas em escolas de todo o país. Com as baixas temperaturas e a incidência de doenças como a gripe, os pais precisam redobrar os cuidados com a saúde das crianças e adolescentes. A gripe A já fez 254 vítimas fatais, de janeiro deste ano até a primeira semana de agosto, segundo dados do Ministério da Saúde. O maior número de vítimas concentra-se nos estados das regiões Sul e Sudeste.

A pediatra-infectologista do Hospital Villa-Lobos, Melissa Palmieri, alerta para a necessidade de se orientar as crianças no cuidado com os hábitos de higiene; “Gestos simples, como lavar as mãos, cobrir a boca quando for tossir ou espirrar, usar somente lenços descartáveis e evitar o contato com pessoas doentes valem tanto para os adultos quanto para as crianças”, diz ela, lembrando que o vírus tem maior facilidade de propagação em ambientes fechados, com concentração de pessoas, como as salas de aula.

A médica observa, ainda, que a vacina é muito efetiva para combater a doença e deve ser tomada por todas as pessoas acima de 6 meses de vida, priorizando os grupos de risco, como crianças e idosos. O aumento de casos da gripe em todo o país levou o Ministério da Saúde a recomendar que os médicos receitem o antiviral, conhecido comercialmente como Tamiflu, aos pacientes que apresentarem sintomas e façam parte de grupos vulneráveis, antes mesmo de receberem os exames laboratoriais. A ANVISA decidiu liberar a comercialização do medicamento, sem necessidade de retenção da receita. “Todos nós precisamos estar atentos e atuar preventivamente para evitar a gripe, pois ela não é uma doença cujos riscos devam ser subestimados”, afirma a médica do Hospital Villa-Lobos. 


Autor: Redação
Fonte: Ecco Press Comunicação

Imprimir