Imprimir
 

Família de paciente com morte cerebral autorizou a retirada de órgãos que salvaram três pessoas

Em procedimento inédito no litoral gaúcho, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), administrado através de parceria entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) e a Prefeitura de Torres, realizou, no último domingo (19 agosto), a captação de órgão para doação.

Um paciente, de 55 anos, foi diagnosticado com morte cerebral no sábado (18) de noite e seus familiares cederam os órgãos para doação. Na manhã de domingo, a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital São Lucas da PUC-RS, extraiu os rins e fígado saudáveis da vítima com falência do cérebro.

Três pessoas foram beneficiadas com a doação dos órgãos.

A doação de órgãos ainda é pequena, no Brasil, para a quantidade de pessoas que aguardam na fila para a realização de transplantes. A questão é tão crucial que, no último mês, o Ministério da Saúde fechou uma parceria com o Facebook, lançando uma ação para sensibilizar as pessoas a se cadastrarem como possíveis doadores.

Segundo Dr. Felipe Olson, Diretor Técnico do HNSN, duas questões são importantes para permitir a doação de órgãos. “Uma delas, é a necessidade de infraestrutura hospitalar, pois representa um procedimento complexo. A outra é a importância das pessoas se conscientizarem que essa ação pode ser a única opção para muitas vidas”.

A família de Torres que decidiu salvar outras vidas, mesmo diante da dor e da perda, deixa uma lição para todos. 


Autor: Comunicação Mãe de Deus
Fonte: SSMD

Imprimir