Imprimir
 

Cerca de metade das vítimas que se exercitavam no momento em que tiveram um ataque cardíaco sobreviveram

Pessoas que sofrem parada cardíaca durante o exercício físico têm três vezes mais chances de sobreviver, de acordo com estudo apresentado no Congresso European Society of Cardiology.

A pesquisa revela que quase metade das vítimas que se exercitavam no momento em que tiveram um ataque cardíaco sobreviveram, em comparação com 15% das que não estavam praticando atividade física.

O estudo analisou dados sobre todas as paradas cardíacas que aconteceram fora do hospital em Amsterdã entre 2006 e 2009.

Ao todo, 145 dos 2.517 ataques, 6% do total, aconteceu durante ou na hora de fazer exercícios físicos.

Os exercícios mais comuns registrados foram andar de bicicleta, jogar tênis e natação, com apenas sete vítimas com idade superior a 35 anos.

As taxas de sobrevivência durante os exercícios foram de 45% em comparação com 15% entre as pessoas com parada cardíaca enquanto não estavam se exercitando.

"Boa saúde física é um fator de sobrevivência para as vítimas de parada cardíaca durante o exercício físico, mas eles também são mais propensos a sofrer o ataque em ambientes públicos, levando à reanimação mais rápida", conclui o líder da pesquisa Arend Mosterd, do Meander Medical Centre, na Holanda. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir