Imprimir
 

O secretário Ciro Simoni destacou a ampliação descentralizada dos serviços de Saúde

Foto: divulgação

O Governo do Estado e o Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, inauguraram o primeiro serviço de neurocirurgia do Litoral Norte do Estado, que será referência para pacientes de toda a região. Em regime de plantão 24 horas, o atendimento de urgência e emergência em neurocirurgia inicia na segunda-feira (3), com capacidade para procedimentos de média complexidade como cirurgias de descompressão craniana e casos de traumatismo crânio-encefálico.

Durante a cerimônia, realizada na sede do hospital, no último sábado (1º), a presidente da instituição, Irmã Adiles Lucia Menti, agradeceu a parceria do Governo do Estado. "Com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e especialmente da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), estamos construindo uma saúde que soluciona", disse.

O custeio do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) conta com repasse de R$ 40 mil por mês do Estado. O valor está incluído no contrato assinado no dia 20 de agosto entre a SES e a instituição, administrada pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD). No total, o acordo prevê um repasse de R$ 9,6 milhões nos próximos 12 meses, entre recursos federais e estaduais.

"Em todo o Estado, estamos ampliando os serviços de saúde de forma descentralizada, para atender a pessoa que necessita de cuidado mais perto de sua casa, com qualidade e no tempo certo", afirmou o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. Ele destacou as ações conjuntas do Governo do Estado com os cinco hospitais da região para garantir atendimento em serviços que antes só estavam disponíveis em Porto Alegre ou outras cidades de referência. O secretário citou como exemplos o ambulatório de gestantes de alto risco, em funcionamento há seis meses no Hospital Tramandaí, e a ampliação do atendimento de traumatologia, nos hospitais de Osório, Torres e Tramandaí, com o hospital de Capão da Canoa como referência para casos mais graves.

Desde julho, os usuários do SUS do Litoral Norte também contam com o serviço de ressonância magnética, a partir do credenciamento de uma clínica no município de Capão da Canoa. A marcação dos exames é regulada pela 18ª CRS. 


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir