Imprimir
 

Pacientes graves foram operados com sucesso no Hospital Santa Luzia

Casos complexos estão sendo atendidos no serviço de neurocirurgia do Hospital Santa Luzia - HSL, em Capão da Canoa, litoral norte do Rio Grande do Sul. Anteriormente, os pacientes da região ou em veraneio tinham que se deslocar para a Capital do Estado, distante cerca de 140 km e a duas horas de viagem.

O Hospital, administrado pelo do Sistema de Saúde Mãe de Deus em parceria Secretaria Estadual da Saúde, lançou o serviço de neurocirurgia no início de setembro, contando com plantão 24 horas, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e convênios, sendo o único serviço dessa modalidade nessa região do Estado.

Moradora de Capão da Canoa, de 78 anos, procurou o Hospital Santa Luzia apresentando hematoma subdural crônico, caracterizado por acúmulo de sangue no revestimento externo do cérebro. O tratamento cirúrgico foi realizado com método minimamente invasivo, sendo a lesão tratada a partir de um pequeno orifício no crânio.

Também, chegou de Torres, doente a ser submetido à cirurgia no HSL. Um muro desabou sobre o homem de 30 anos e, com politrauma grave, precisou de atendimento de urgência. Imediatamente, os especialistas fizeram intervenção neurocirúrgica do afundamento de crânio.

No HSL, também está em fase de implantação o Centro de Referência no Tratamento de Reperfusão Cerebral, para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVC), já tendo realizado o primeiro atendimento. Um aposentado, de 75 anos, que passeava com a família em Capão da Canoa, sofreu um AVC e foi submetido à terapia de reperfusão cerebral, diminuindo as sequelas.

Com esses serviços, o HSL torna-se centro de referência nos serviços de neurologia no Litoral Norte do Estado. O Hospital conta com 74 leitos de internação, sete leitos de UTI adulto, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, nove leitos de internação psiquiátrica para adolescentes, cinco salas cirúrgicas, laboratório, tomografia computadorizada e radiologia 24 horas. Neste ano, já foram realizadas mais de 2 mil cirurgias e 46,2 mil atendimentos de emergência. 


Autor: Comunicação Mãe de Deus
Fonte: SSMD

Imprimir