Imprimir
 

Excesso da bebida pode agravar ansiedade, osteosporose, gastrites e Ășlceras

Símbolo de hospitalidade brasileira recusar um cafézinho pode ser até indelicado. A bebida, constituída de água, poucas calorias (uma xícara de 50 ml de café contém apenas duas calorias), não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades, mas que melhoram a oxigenação do sangue.

Mas seu excesso (acima de quatro xícaras de 50 ml) pode agravar a ansiedade, osteosporose, gastrites e úlceras. O café deve ser preparado com água filtrada, sendo um copo (200 ml) de água para 1 colher de sopa média quase cheia de pó de café. Assim, a bebida fica no ponto — nem muito fraco ou forte.

Importante também é não ferver a água, somente em ponto de borbulha para ela conter maior quantidade de oxigênio e a bebida ficar saborosa. Para dias quentes, o frapê de café pode ser uma deliciosa e refrescante opção.

Basta bater no liquidificador 1 copo de leite desnatado, uma xícara de 50 ml de café, uma pitada de canela, uma colher de sobremesa de chocolate em pó, uma gota de baunilha, adoçante ou açúcar a gosto, além de dois cubos de gelo. 


Autor: AgĂȘncia Estado
Fonte: R7

Imprimir