Imprimir
 

A acreditação da JCI/CBA remete ao crescimento do hospital

Hospital Geral, com 480 leitos, voltado para o atendimento de alta complexidade, especialmente nas áreas de Medicina Vascular, Traumatologia e Ortopedia, Oncologia, Doenças Respiratórias, Obstetrícia, Cirurgia Geral e Transplantes, o Hospital Mãe de Deus (RS), mantido pela Associação Educadora São Carlos, acaba de ser acreditado pela Joint Commission International (JCI), através de seu representante exclusivo no Brasil, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

O coordenador do processo de acreditação e Consultor Técnico para Sistemas da Qualidade do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Sergio Ruffini, reconhece que a conquista do selo de ouro da JCI melhora a credibilidade da instituição, aliando sua imagem a de um hospital de vanguarda, com qualidade e segurança na prestação de serviços. Na opinião do coordenador, a acreditação da JCI/CBA remete ao crescimento do hospital, que passa a ter mais valor para os clientes, atuais e em potencial. “Somos, hoje, um novo hospital”, assegura.

Mesmo já tendo uma acreditação nacional, o hospital precisou se adequar ao cumprimento dos padrões do Manual de Acreditação Hospitalar do CBA/JCI, em relação à segurança do paciente como um todo e em especial ao controle de medicamentos. “O principal aspecto foi de ‘olhar’ o controle de medicamentos , na sua visão horizontal, com o conceito ‘tracer’; gerenciar o medicamento em toda sua trajetória. Não foi somente adequação da área física, avaliação das prescrições pelas farmacêuticas etc., mas sim esta visão de controle sobre o medicamento desde a definição de uso, da compra, do recebimento, condições de movimentação e armazenamento, utilização segura, descarte correto e seguro”, aponta Ruffini.

Devido a grande estrutura hospitalar, o coordenador conta que a direção da instituição, preocupada que a qualidade seja evidenciada constantemente entre os médicos e demais profissionais da área de saúde do hospital, criou o Comitê de Qualidade e Segurança (CQS) e o Colegiado dos Institutos Médicos. Formado por equipe multiprofissional, o CQS tem por objetivo tratar de todas as questões relativas à cultura da segurança: assistenciais, biológicas, ocupacionais, estruturais, ambientais, administrativas e jurídicas. Já o Colegiado, formado pelo Diretor Técnico, Superintendente Médico-Assistencial e os responsáveis pelos Institutos e Serviços Médicos do Hospital, tem por função disseminar constantemente políticas, modelos e práticas clínicas institucionais pela corporação médica.

O Consultor Técnico para Sistemas da Qualidade do Sistema de Saúde Mãe de Deus revela que as práticas relativas às metas internacionais de segurança, adotadas como indicadores da matriz de segurança, estão sendo disseminadas para os demais hospitais da rede Mãe de Deus.

Sérgio Ruffini diz que, a partir de 2009, quando a direção do Hospital Mãe de Deus decidiu incorporar um novo modelo de acreditação como elemento fundamental para a estratégia do hospital de elevar mais ainda seu padrão assistencial, “os rigorosos padrões internacionais, associados a práticas e modelos de ambientes reconhecidos como os mais avançados nestes quesitos, foram determinantes para a busca da acreditação da JCI.” 


Autor: Imprensa
Fonte: Consórcio Brasileiro de Acreditação

Imprimir