Imprimir
 

Conceito de rede em saúde e sinergia entre áreas de saber estão em pauta

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que trabalham no acolhimento de usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão participando de uma sensibilização com o objetivo de fortalecer o trabalho conjunto com a Ouvidoria e melhorar a comunicação e o relacionamento entre gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde pública. Promovido pela Ouvidoria da SMS e a Coordenadoria-Geral de Atenção Primária, Serviços Especializados e Substitutivos (Capes), a sensibilização, que busca qualificar os serviços, iniciou na última quarta-feira, 24, e prossegue até quinta-feira, 25, no Hotel Coral Tower.

A ação integra a política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como tema “Sou muito mais do que meu trabalho”. Serão abordados o conceito de rede em saúde, a sinergia entre as áreas de saber, mediação de conflitos, questões referentes a oportunidades e conquistas, semelhanças e diferenças.

“Precisamos ampliar o entendimento sobre o papel e a função da ouvidoria, enquanto instrumento que contribui com a gestão do SUS e que pode propiciar melhorias e qualificação do atendimento. A ouvidoria não deve ser vista como uma instância punitiva, mas como um espaço para se estabelecer alianças e aprimorar processos”, explica a psicóloga clínica e consultora Stella Bittencourt, coordenadora da sensibilização, com formação em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e MBA Executivo em Gestão por Processos.

Além de palestras e técnicas de sensibilização, o trabalho terá dinâmicas de grupos, atividades integrativas e jogos cooperativos. Os participantes serão divididos em duas turmas de 30 servidores - uma delas com encontros no turno da manhã e outra na parte da tarde. 


Autor: Ana Fumegalli
Fonte: Portal PMPA

Imprimir