Imprimir
 

O objetivo da implantação das comissões próprias do HSI foi dar um aspecto mais uniforme e consistente aos trabalhos que são inter-relacionados

O Hospital Santa Isabel (HSI) apresentou, na 20ª jornada da entidade, a implantação e a atuação da Secretaria das Comissões Médicas (SCM), um órgão de assessoria diretamente vinculado à Diretoria Técnica e Diretoria Clínica do Hospital Santa Isabel. A SCM tem o objetivo instaurar e garantir o funcionamento das comissões médicas obrigatórias pelo Cremesp, CFM, Anvisa e Ministério da Saúde. A Secretaria também assessora e ajuda na elaboração de ações educativas e organiza grupos de profissionais designados para o estudo e solução de situações específicas do Hospital visando a segurança do paciente.

As Comissões já implantadas são: de Revisão de Prontuários, de Revisão de Óbitos, de Controle de Infecção Hospitalar, de Ética Médica e Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional. “A vantagem é a tomada de decisão consensual através do intercâmbio de opiniões, a amplitude das soluções apontadas, a análise de informações e o envio dos resultados de maneira ágil aos principais interessados, além da capacitação técnica sobre o assunto, em virtude de reunir vários especialistas envolvidos no caso”, explica o diretor médico do HSI, Frederico Carbone Filho.

Segundo Carbone Filho, o objetivo da implantação das comissões próprias do HSI foi dar um aspecto mais uniforme e consistente aos trabalhos que são inter-relacionados. A Comissão de Ética Médica foi muito comentada e valorizada pelo caráter educativo durante as reuniões periódicas e o resultado representa o ponto máximo de todo o Corpo Clínico. “É necessário destacar que a Comissão de Ética Médica é totalmente autônoma”, comenta Carbone, que é um dos responsáveis pela SCM, juntamente com Dr. Roberto Crisppi, vice-diretor clínico do HSI, Daniela Cordeiro da Silva e Thais Alves de Amorim.

“Essas comissões precisam estar atuantes em um hospital transparente e democrático. Na prática, nosso trabalho está apenas começando. Pela primeira vez temos um corpo de médicos que, de forma ética, sigilosa e protocolar, analisa os dados do hospital. Estou muito orgulhoso e bastante emocionado em ver, em tão pouco tempo, resultados tão importantes”, explica o diretor do Hospital Santa Isabel, Laércio Martins que acrescenta: “As comissões devem ser abertas e qualquer pessoa pode e deve tirar dúvidas e levar fatos e questionamentos”.

O encerramento do evento contou com a entrega de placas de homenagem pela atuação no HSI ao Dr. Carlos Augusto Coreia de Campos, que representou a nova geração de médicos do Hospital Santa Isabel e ao Dr. Pedro Jabur, médico mais antigo do hospital. Também foram entregues certificados de participação para os colaboradores das Comissões. 


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação – SOCESP

Imprimir