Imprimir
 

Os pacientes que consumiam mais ovos inteiros apresentaram um estreitamento da artéria carótida equivalente a dois terços do estreitamento encontrado em fumantes

Mais um post para pensarmos no efeito de diferentes alimentos no nosso corpo. Às vezes uma escolha prejudicial à saúde não é tão óbvia quanto o uso do tabaco.

Segundo um estudo publicado no periódico Atherosclerosis, o consumo de ovos pode ser tão prejudicial à saúde cardíaca quanto fumar cigarros. No estudo, os pesquisadores entrevistaram 1.231 pacientes em relação a dieta, fumo e exercícios físicos. A placa arterial total dos pacientes entrevistados foi medida por ultrassom.

Os pacientes que consumiam mais ovos inteiros apresentaram um estreitamento da artéria carótida equivalente a dois terços do estreitamento encontrado em fumantes. Os pesquisadores também encontraram um estreitamento significativamente maior nas artérias dos pacientes que consumiam três ou mais gemas de ovo por semana, em comparação com os que consumiam duas gemas ou menos.

O avanço da idade foi associado a um aumento linear na placa arterial, enquanto o fumo e o consumo de ovos foram independentemente associados a um aumento exponencial da placa. Os pesquisadores acreditam que o consumo regular de ovos deve ser evitado por pessoas com risco de doenças cardíacas. 


Autor: Redação
Fonte: Scientific

Imprimir