Imprimir
 

Rins, fígado e córneas de idosa com morte cerebral salvam cinco vidas

 

O Hospital Universitário (HU), em Canoas, administrado através de parceria entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) e a Prefeitura de Canoas, realizou, pela primeira vez, a captação de órgão para doação.

Na última sexta (09), uma paciente de 73 anos, residente de Canoas, foi diagnosticada com morte cerebral em decorrência de aneurisma roto no cérebro e seus familiares cederam os órgãos para doação.

Foram retirados os rins, o fígado e as córneas da vítima. No mínimo, cinco pessoas foram beneficiadas com a doação desses órgãos.

“Famílias, como essa de Canoas, que se decidem doar os órgãos de entes queridos e salvar outras vidas, mesmo diante da dor e da perda, deixam uma lição para todos”, frisa o secretário de saúde de Canoas, Leandro dos Santos.

Segundo Dr. Fernando Farias, Cirurgião Geral e Chefe do Departamento de Cirurgia Geral do HU, para que a captação de órgãos para doação possa ser realizada, é necessário que o hospital tenha uma infraestrutura adequada com equipe multidisciplinar atuante, voltada a conscientização e aos processos assistenciais de excelência.

Dr. Farias também destaca a participação da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul. “Essa Central realiza um trabalho de treinamento das equipes médicas e campanhas para sensibilizar a população da importância da doação de órgãos”.

A doação de órgãos ainda é pequena para a quantidade de pessoas que aguardam a realização de transplantes no Rio Grande do Sul, que tem mais de 1.500 pessoas na lista de espera, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Pela Lei nº 9.434/97, o cônjuge ou os parentes podem autorizar a doação de órgãos após o diagnóstico de morte cerebral constatado por dois médicos.               

Plena efetividade

Há um ano e meio administrado pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), o Hospital Universitário (HU) de Canoas destaca-se em atendimentos de alta complexidade,  conta com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), enfermagem especializada, equipamentos de última geração, laboratório e eficiente banco de sangue, dentre outras áreas.

Anteriormente, o HU estava praticamente fechado, com menos de 20 pacientes internados.  O Município reabriu o Hospital  Universitário, que tinha 120 leitos e,hoje,  oferece 490 vagas. O HU que tem a gestão eficiente do Grupo Mãe de Deus, é referência para 42 municípios.


Autor: Imprensa
Fonte: Sistema de Saúde Mãe de Deus

Imprimir