Imprimir
 

O evento contou com apresentação de teatro e música de jovens da comunidade da Chácara da Fumaça, na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na última sexta-feira, 23, o prêmio Promoção da Equidade em Saúde - Saúde da População Negra, em solenidade no City Hotel. Na ocasião, foram entregues os certificados do curso de formação dos promotores em Saúde. O evento contou com apresentação de teatro e música de jovens da comunidade da Chácara da Fumaça, na Capital.

Presente à solenidade, a ministra de Estado, chefe da Secretaria de Políticas de Promoção a Igualdade Racial, Luiza Bairros, destacou os avanços das políticas voltadas para a população negra implantadas por esta gestão na Capital. “A SMS aceitou o desafio em promover essas ações, desenvolvendo um trabalho que poderá servir de exemplo para o Brasil e o mundo. A igualdade no Brasil só se constrói com a inclusão dos negros. Temos certeza de que estamos vivendo um patamar de amadurecimento na sociedade”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, destacou a troca de vivências entre diferentes segmentos envolvidos com esta temática, que deve ser discutida amplamente entre todos. “A troca de experiências com outras cidades e estados poderá trazer colaborações relevantes para a consolidação de uma política de saúde acolhedora para toda a população, sem distinções e como regra, em todos os serviços oferecidos”, disse.

Instituída em 2011, em parceria com o Ministério da Saúde, a premiação estimula a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e se justifica pelo fato de que essa comunidade apresenta condições de saúde desiguais em relação à população branca em todo o Brasil. Os indicadores revelam que os afrodescendentes estão mais sujeitos à Aids, sífilis, tuberculose, mortalidade materna e mortalidade entre jovens.

Promotores - O curso “Racismo como determinante das condições de saúde: em busca da integralidade e equidade para a população negra do Brasil” contou com a participação de mais de 50 profissionais e representantes dos conselhos distritais de todas as regiões e serviços de saúde da Capital. Iniciado em agosto deste ano, teve como objetivo capacitar as pessoas para serem promotoras e multiplicadoras, apoiando e promovendo ações que ampliem o acesso à prevenção e à promoção em saúde desse segmento da população.

Em busca da melhoria dos indicadores, a SMS também atua na capacitação de profissionais de saúde para trabalharem pela mudança de atitude frente aos problemas da população negra, e já incluiu no Plano Municipal de Saúde normas específicas para atenção a essa comunidade. Essas e outras iniciativas contam com a participação do Movimento Negro.

Vencedores - Na categoria Experiências Exitosas (para projetos bem-sucedidos desenvolvidos em unidades de saúde ou instituições), venceu o trabalho inscrito pela Unidade Básica de Saúde Chácara da Fumaça, que promoveu sessões de cinema e esquetes para chamar a atenção de adolescentes sobre as condições de saúde da comunidade afrodescendente.

Na categoria Artigos Acadêmicos, saiu vencedora Cleusa Maria Machado Gomes, autora de um estudo comparativo do abandono do tratamento de tuberculose por mulheres brancas e negras no Serviço de Tisiologia do Centro de Saúde Bom Jesus, pertencente à Gerência Distrital Leste-Nordeste. E na terceira categoria, instituída neste ano, para a Gerência Distrital de Saúde, com o maior número de trabalhos inscritos, venceu a Gerência Leste-Nordeste.

Os ganhadores das três categorias participação de um intercâmbio de sete dias com a Secretaria Municipal de Saúde de Moçambique (África), com despesas cobertas pelo Ministério da Saúde. O serviço de saúde vencedor da categoria Experiências Exitosas terá direito a indicar duas pessoas integrantes da equipe responsável pelo projeto, sendo uma de nível superior e outra de nível médio ou fundamental. E a Gerência Distrital indicará um representante. Todos os trabalhos que foram selecionados para a segunda fase do julgamento serão publicados pela SMS e amplamente divulgados.  


Autor: Cleber Saydelles
Fonte: Portal PMPA

Imprimir