Imprimir
 

Serviço psiquiátrico do IAPI atendeu mais de 90 pacientes

Noventa e um pacientes foram atendidos no Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI desde o início do funcionamento do serviço, há 14 dias. Setenta por cento deles foram observados e encaminhados para internação psiquiátrica. O pronto-atendimento dispõe de 15 leitos de observação para atendimento de pacientes psiquiátricos, inclusive dependentes químicos.

De acordo com a coordenadora da emergência em Saúde Mental do Centro de Saúde IAPI, Maria do Carmo Siqueira da Rocha, a procura pelo serviço vem aumentando diariamente. Segundo ela, pessoas com risco de suicídio, surto psicótico e dependentes químicos com dificuldade para fazer desintoxicação representam o maior número de pacientes. “A demanda de pessoas que procuram ajuda na área de saúde mental cresce cada vez mais. A iniciativa da prefeitura em buscar parceiros como o Hospital Mãe de Deus, com certeza amplia a possibilidade de atendimento e diminui o sofrimento dos pacientes e suas famílias”, ressaltou.

Desintoxicação

A coordenadora informou ainda que o serviço de emergência em saúde mental do IAPI encaminha os pacientes, quando necessário, para desintoxicação em nível ambulatorial no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad). “Sempre que o paciente expressa a vontade de abandonar a droga, encaminhamos para tratamento no CAPSad”, afirmou.
 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir