Imprimir
 

Programa torcedor sangue bom antecipa a baixa de doações no período de férias escolares e quer atender a população turística durante a Copa das Confederações

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha firmou parceria com times de futebol do país para incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros.A mobilização visa aumentar os estoques de sangue dos hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias escolares no mês de julho. A medida tem como objetivo estimular o agendamento de doações para atender a população turística durante a Copa das Confederações, em maio. A meta é chegar a um milhão de doadores.O acordo foi estabelecido na última sexta-feira (5), no Museu do Futebol, em São Paulo.

Segundo o ministro, a campanha começa neste sábado (6) com a torcida do Corinthians, mas é permanente. Outras torcidas já estão com seu calendário montado. A ação pretende ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Atualmente, 2% da população brasileira tem o hábito de doar sangue e o número de coletas chega a 3,6 milhões de bolsas por ano. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo pretende chegar ao índice de 3%.

Cerca de 30 times brasileiros já aderiram à mobilização, como Santos (SP) Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Fluminense (RJ), Palmeiras (SP), Internacional (RS), Grêmio (RS), Paysandú (PA), Avaí (SC), Ponte Preta (SP), Portuguesa (SP), Coritiba (PR), Paraná (PR), Santa Cruz (PE), Sport (PE), Botafogo (RJ) e Ceará (CE) entre outros.A expectativa é que mais clubes participem das ações nas redes sociais, por meio dos perfis do Ministério da Saúde no Facebook, Twitter e Instagram. Os torcedores podem acessar e divulgar informações pela hashtag #torcedorsanguebom.

O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 32 hemocentros coordenadores e 368 regionais, além dos núcleos de hemoterapia distribuídos em todo o país. Os torcedores e demais interessados em doar sangue devem procurar o serviço mais próximo de sua residência. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir