Imprimir
 

Obra deve estar concluída no final do ano e beneficiará 110 mil pessoas

As obras do Sistema Intramunicipal de Saúde da Restinga Extremo-Sul, que inclui no projeto um hospital com previsão de 135 leitos para o SUS, foram visitadas nesta quinta-feira, 18, pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, em companhia do secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. A construção do complexo foi viabilizada por convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e deverá estar concluída no final do ano.

Serão beneficiadas em torno de 110 mil pessoas que vivem no território abrangido pelos bairros Restinga, Lajeado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol. A escolha do local para o empreendimento levou em consideração o fato de que a região da Restinga Extremo-Sul abriga o maior número de pessoas em vulnerabilidade social e de saúde em Porto Alegre, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Erguido em uma área de 18,2 mil metros quadrados, esse novo complexo funcionará como uma grande rede de atenção à saúde, que, além de oferecer assistência hospitalar, manterá uma estrutura dotada de Estratégia de Saúde da Família, pronto atendimento (para casos de urgência e emergência), Centro de Diagnóstico e Centro de Especialidades (para capacitação profissional, treinamento e gestão). Haverá também enfermaria pediátrica, alojamento obstétrico e neonatal, Centro Obstétrico (com capacidade para cirurgias), salas de reanimação e estabilização e sala para procedimentos como curativos, inalações e aplicação de medicamentos.

Também por meio de convênio com a SMS, o Hospital Moinhos de Vento já atua na Restinga-Extremo Sul nas Unidades de Saúde da Família (USF) Paulo Viaro, Núcleo Esperança e Chapéu do Sol e em uma Unidade de Pronto Atendimento. Os serviços prestados por essas unidades serão integrados ao Sistema Intramunicipal de Saúde da Restinga Extremo-Sul, que funcionará como um centro de qualificação dos atendimentos pelo SUS, para servir de modelo às demais unidades existentes em Porto Alegre. A população da região conta ainda com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Restinga e as USF Quinta Unidade e Chácara do Banco.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - Saúde

Imprimir