Imprimir
 

Levantamento do Ministério da Saúde até a 13ª semana de 2013 mostra 714 mil notificações. Em 2012, foram 190 mil casos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha informou no último sábado(20),durante evento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, e m São Paulo que planeja uma reunião com os estados que registraram aumento dos casos de dengue este ano, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O objetivo é conter o avanço da doença no país em 2014. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado dia 10, a média nacional de casos de dengue é 368,2 em cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, essa média era 98,1. Até a 13ª semana de 2013, foram 714 mil notificações, número superior a 2012, quando 190 mil casos foram notificados.

" Vamos fazer uma avaliação profunda do que ocorreu: se tem a ver com a transição dos governos municipais, se teve desmobilização das equipes para evitar um crescimento de dengue no próximo ano" , disse. Segundo Padilha, o encontro deve ocorrer após o mês de maio, período de maior transmissão da doença.

Padilha destacou que, até o mês de maio, o país permanece em alerta contra a dengue, principalmente em relação aos idosos. " Neste momento, tem que agir prioritariamente para reduzir os casos de óbito e casos graves. A epidemia de dengue tem uma característica de as pessoas com mais de 60 anos de idade terem 13 vezes maior o risco de evoluir para caso grave ou óbito." 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir