Imprimir
 

Alerta foi feito pela diretora-geral da agência Margaret Chan nesta terça-feira em Genebra

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Margaret Chan, afirmou que a produção da vacina contra a gripe A(H1N1) não será suficiente para abastecer toda a população mundial.

O alerta foi feito nesta terça-feira durante uma reunião da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, em Genebra, na Suíça.

Recursos

Chan afirmou que o mundo enfrenta um vírus novo e que se espalha com rapidez. Segundo ela, a vacina deve ficar pronta, nos próximos meses, e a maior parte das doses deve ser comprada por países com os recursos para pagar pelo medicamento.

Mas a agência já anunciou que vai doar 100 milhões de doses aos países mais carentes principalmente na África.

O médico Jarbas Barbosa, encarregado do Departamento de Prevenção de Doenças da Organização Pan-Americana da Saúde, explicou à Rádio ONU, de Washington, os critérios para o envio gratuito da vacina a alguns países.

Hierarquização

"Essa hierarquização foi feita com base em alguns critérios como o Produto Interno Bruto e alguns outros indicadores que determinam que esses países não têm capacidade de comprar. São os países alvo para o processo de doação. Essa gripe vai chegar a todos os países. É praticamente impossível deter a chegada do vírus. E seguramente com o passar do tempo todas as nações vão registrar casos e surtos", disse.

Segundo a OMS, a gripe A(H1N1) já matou 429 pessoas. A doença surgiu no fim de abril no México e nos Estados Unidos, mas se espalhou rapidamente para outras partes do mundo.

Os sintomas da nova gripe são dores de cabeça, dor no corpo, febre alta e em alguns casos vômitos e diarreia.

 


Autor: Eduardo Costa
Fonte: Agência ONU

Imprimir