Imprimir
 

Debate foi promovido em encontro do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) promoveu o debate sobre o uso de produtos para segurança dos processos de higienização nos ambientes de saúde. O evento, que ocorreu em Porto Alegre na última sexta-feira (03) reuniu dezenas de profissionais atuantes nas áreas de compras, higienização hospitalar, controle de infecções, entre outros.

Além de salientar para a importância que o controle de infecções tem nos estabelecimentos de saúde, o encontro também serviu para a apresentação de tendências, novos produtos e boas-práticas relativas ao tema. Inicialmente, o Sr. Ely Fonseca Filho, diretor da Oleak (SP), frisou que as infecções hospitalares no país apresentam taxas alarmantes, sendo que cerca de oito em cada dez hospitais não realizam um adequado controle. Segundo ele, as taxas de infecção hospitalar no Brasil giram em torno de 9 a 19%. "Para as instituições de saúde, esses percentuais repercutem diretamente nos custos”, afirmou.

Já o Sr. Eridon Araújo, da empresa Profilática (PR), ressaltou que é preciso adotar práticas modernas para o controle de infecções. Primeiramente, é preciso diferenciar que o processo de limpeza não garante a desinfecção de ambientes e materiais. "Através da limpeza, removemos apenas a sujeira. Não eliminamos os microrganismos, expondo, assim, pacientes e colaboradores ao risco". O objetivo dos profissionais dos Comitês de Hotelaria é de continuar debatendo com fornecedores, buscando no mercado produtos cuja eficácia seja comprovada, garantindo segurança e economia às instituições, fornecendo opções de escolha a cada uma acerca dos produtos que melhor atendam às suas necessidades.

Sobre o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) - O SINDIHOSPA foi fundado em 12 de novembro de 1962, por proprietários de Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e similares. Apresenta como missão fortalecer os serviços de saúde de Porto Alegre, estimulando a sua competitividade e promovendo a livre iniciativa, a economia de mercado, a integração de empregados e o respeito aos princípios éticos, em cooperação com o governo e a sociedade, visando o desenvolvimento do setor de saúde. Atualmente, o Sindicato é presidido pelo Adm. Leomar Bammann (Hospital São Lucas da PUC), conta como Vice-Presidente o Adm. Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus). Acesse aqui o site do SINDIHOSPA.


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir