Imprimir
 

Mostra na Casa Mario Quintana expõe trabalhos de usuários da atenção em saúde mental

As atividades desenvolvidas pela Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) farão parte de uma mostra fotográfica no Terraço 1 do Mercado Público (segundo andar), a partir deste sábado, 18. Nesta mesma data, estará sendo comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A exposição, que prossegue até o próximo dia 21, valoriza os princípios da reforma psiquiátrica brasileira, instituída no Rio Grande do Sul a partir do início dos anos 1990, para substituir as internações de pacientes com transtornos mentais por tratamentos mais humanizados.

Segundo os organizadores, a mostra apresenta um olhar sobre a construção deste novo modelo de cuidado em saúde mental, baseado na defesa de uma sociedade sem manicômios e de práticas que reafirmem a liberdade como direito.

Outra exposição pode ser visitada até domingo, 19, no segundo andar da Casa de Cultura Mario Quintana, onde estão reunidos trabalhos produzidos por frequentadores do projeto GerAção POA e usuários do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do Posto de Saúde Mental de Eldorado do Sul e dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Guaíba, São Jerônimo e Camaquã.

Seminário - Com o objetivo de fortalecer a articulação da rede de saúde mental na atenção primária, a Gerência Distrital de Saúde Norte-Eixo Baltazar promove segunda-feira, 20, o seminário Consolidação da Linha de Cuidado e a Construção de Redes. Será realizado a partir das 13h30, no auditório do Edel Trade Center (avenida Loureiro da Silva, 2001 - ao lado da Secretaria Municipal de Saúde). Durante o seminário, serão apresentados os serviços que compõem a rede regional de saúde mental, a Política Municipal de Saúde Mental e a proposta da Gerência Distrital para consolidação do cuidado em saúde mental.  


Autor: Fábio Paranhos e Ana Fumegalli
Fonte: Portal PMPA - Saúde

Imprimir