Imprimir
 

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa altamente contagiosa provocada pelo poliovírus

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que vai até sexta-feira, 21, imunizou mais de 56 mil crianças contra a doença na Capital. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, embora 74% da meta tenha sido atingida, os pais não devem deixar de levar os pequenos para tomar a gotinha. Até esta terça-feira, 18, sete mil crianças de 6 meses a 1 ano já haviam sido vacinadas. Com um ano de idade, foram cerca de 11 mil pequenos imunizados e entre 2 e 4 anos, mais de 37 mil crianças tomaram a gotinha contra a paralisia infantil.

Para este ano, a meta é vacinar 75 mil crianças em Porto Alegre. A vacina está disponível em toda a rede de atenção primária do município, e devem ser imunizadas crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa altamente contagiosa provocada pelo poliovírus. Ela entra no organismo pelo intestino e alcança a corrente sanguínea, por onde é conduzida até o cérebro. Quando ataca o sistema nervoso, a doença destrói os neurônios responsáveis pela atividade motora, provocando assim a paralisia. Erradicada do Brasil há 24 anos, a poliomielite ainda está presente em alguns países da África e Ásia. 


Autor: Vinicius Ferrari e Fábio Paranhos
Fonte: Portal PMPA - Saúde

Imprimir