Imprimir
 

Mãe de Deus abre 30 novos leitos para internação de dependentes de álcool e drogas pelo SUS

A capacidade de internação psiquiátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) recebe um reforço de 30 novos leitos destinados a pacientes do sexo feminino, na capital gaúcha. A estrutura foi reformada e será mantida pelo Hospital Mãe de Deus, no segundo andar do Hospital Espírita, na zona sul de Porto Alegre. A unidade começou a funcionar a partir das 11h desta segunda-

O Mãe de Deus estuda ainda a possibilidade de abertura de mais 30 leitos, estes dedicados a pacientes masculinos.

De acordo com o gestor da Unidade de Dependência Química (UDQ) do Mãe de Deus, Angelo Campana, os novos leitos receberão pacientes agudos, encaminhados de uma emergência psiquiátrica ou de um Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad). “São aquelas pessoas que não conseguiram sucesso no tratamento nos CAPS, ou ainda que necessitaram de internação urgente.” De acordo com Campana, o trabalho também é realizado por uma equipe multidisciplinar do Mãe de Deus, funcionando nos mesmos moldes da UDQ (Unidade de Dependência Química), com um programa intensivo, que ocupa todo o dia do paciente, privilegiando atividades de grupos, coordenadas por psiquiatras, enfermeiras e psicólogos,” descreve.

Os leitos estão inseridos em acordo com o Estado e o Município que inclui a prestação de serviços e o desenvolvimento de projetos de apoio ao SUS, seja na área assistencial ou de apoio à rede hospitalar. “Vamos aproximar, ainda mais, a qualidade e inovação dos serviços do Mãe de Deus da população que busca o atendimento público”, comenta o diretor superintendente da entidade, Claudio Seferin.  


Autor: Mathias Simon
Fonte: Uffizi Consultoria em Comunicação

Imprimir