Imprimir
 

Profissionais estão presentes em livro que reúne o que há de mais importante atualmente, no mundo, em técnicas de pneumologia intervencionista

Os coordenadores do Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento, Hugo Goulart de Oliveira e Amarilio Viera de Macedo Neto, estão presentes em livro que reúne o que há de mais importante atualmente, no mundo, em técnicas de pneumologia intervencionista. Os médicos assinam um capítulo na obra “Interventions in Pulmonary Medicine”, lançada em maio pela editora Springer, em Barcelona (Espanha).

Intitulado “Transbronchoscopic Emphysema Treatment whith one–way Zephyr Valves”, o capítulo relata, com imagens da Unidade de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento, como é realizado o tratamento endoscópico do enfisema pela equipe do hospital. Esses profissionais já dão suporte, há pelo uma década, no País e no exterior, a esse tratamento endoscópico.

“A participação representa um reconhecimento sobre o papel que nossa equipe desempenha no contexto mundial”, explica Oliveira.

O procedimento consiste na implantação de 2 a 4 válvulas brônquicas unidirecionais no pulmão com o auxílio de um broncoscópio e sob sedação leve. O objetivo dessas válvulas é impedir que o ar entre nas zonas mais danificadas pelo enfisema e ao mesmo tempo permitindo que o ar saia destes locais e, assim proporcionando a desinsuflação do pulmão (descompreensão permitindo que o ar saia da parte doente do órgão).

Quando bem indicada, a técnica proporciona a recuperação da capacidade respiratória em pacientes com enfisema pulmonar grave. Por ser minimamente invasiva, a intervenção, desde que bem planejada, pode ser feita com rapidez e muita segurança: em cerca de 30 minutos as válvulas são colocadas e o paciente pode ter alta hospitalar em 1 ou 2 dias.

Saiba mais

Com 512 páginas e editado Jose Pablo Díaz-Jimenez e Alicia N. Rodriguez, o livro pode ser encomendado em sites de editoras de livros médicos, como a Bertrand Livreiros (www.bertrand.pt), ou pelo site da editora Springer (www.springer.com). 


Autor: Redação
Fonte: Fróes Berlato Associadas

Imprimir