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Jovens que buscaram melhor educação em centros maiores passavam a falar diferente de seus colegas já na escola primária

A forma como uma criança desenvolve a fala durante a escola primária revela se ela vai permanecer em sua região de origem ou se vai buscar uma educação mais apurada em cidades maiores.

A conclusão é de estudo da pesquisadora Malene Monka, da Universidade de Copenhagen (Dinamarca)."Minha pesquisa mostrou que os jovens que se afastam de sua área nativa para buscar uma educação e carreira melhores, em centros maiores, começam a mudar a forma de falar mais cedo. Eles usam menos os dialetos do que seus colegas da mesma idade".

Durante o final dos anos 70 e 80, um grupo de linguistas dinamarqueses realizou entrevistas com um grande grupo de crianças que estavam terminando a escola primária. Na pesquisa atual, estas mesmas pessoas, agora adultos, passaram por uma nova entrevista.

Ela comparou pessoas que saíram de sua região de origem com um grupo permaneceu em sua terra natal.. Em seguida, analisou diferentes traços dialetais destes entrevistados quando novos e na atualidade. A pesquisa foi realizada em três municípios diferentes, em três regiões distintas da Dinamarca.

Os estudos mostraram que houve uma grande diferença na língua falada entre os dois grupos pesquisados, mesmo muito antes dos integrantes que migraram terem saído de sua terra natal. Todos os integrantes do estudo tinham a mesma idade, sexo e classe social.

"Quando eu comecei a encontrar as diferenças na forma de falar, tornou-se claro que os que acabariam saindo de sua terra natal já falavam menos o dialeto local enquanto eles estavam vivendo em sua área nativa. A linguística começa a se preparar para as mudanças muito antes da pessoa ter consciência desta necessidade, completa a pesquisadora," completa a pesquisadora. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

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