Imprimir
 

Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas não tem acesso a um banheiro adequado e outro bilhão faz suas necessidades ao ar livre

A Assembleia Geral da ONU adotou na última quarta-feira (24) uma resolução que oficializa 19 de novembro como o Dia Mundial do Toalete. A data será observada anualmente para aumentar a conscientização sobre a necessidade de todas as pessoas terem acesso ao saneamento.

O vice-secretário-geral agradeceu o governo de Cingapura pela "liderança em uma questão crucial e de importância global". A resolução foi sugerida pelo país asiático.

Jan Eliasson destacou que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a um banheiro adequado, ou seja, cerca de 2,5 bilhões. Quase 2 mil crianças morrem todos os dias por diarreia, uma enfermidade que poderia ser prevenida.

Além disso, mais de 1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre. A Assembleia Geral pediu o fim da prática, considerada "extremamente perigosa para a saúde pública."

Segundo o vice-chefe das Nações Unidas, a falta de saneamento básico e de água potável geram, para os países em desenvolvimento, perdas econômicas de US$ 260 bilhões todos os anos.

Eliasson lembra que acesso adequado ao saneamento é uma "questão básica de diginidade". Para ele, "é inaceitável que muitas meninas deixem de ir à escola pela falta de banheiros adequados e que pelo mesmo motivo, mulheres sejam vítimas de estupros e abusos."

O vice-secretário-geral lembrou que em março deste ano, a ONU lançou a iniciativa "Ação pelo Saneamento". Eliasson apela a todos os países que acelerem os progressos rumo a um mundo onde todas as pessoas desfrutem de direitos básicos. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir