Imprimir
 

O especialista também explica que brasileiros com descendências europeias também são mais bem adaptados ao frio, por conta da genética

Pessoas com uma camada de gordura maior suportam mais o frio, aponta o infectologista Paulo Olzoni, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). De acordo com o especialista, algumas pessoas sentem mais frio que outras.

— A gordura produz maior calor interno, que diminui a sensação de frio.

Segundo o médico, algumas características fazem com que uns sintam mais frio do que os outros.

— A idade é um dos fatores. Quanto mais velho, maior a dificuldade de controlar a temperatura do corpo, logo maior facilidade em sentir frio.

O especialista também explica que brasileiros com descendências europeias também são mais bem adaptados ao frio, por conta da genética.

Doenças

Nessa época do ano, com o tempo mais seco e frio, é comum que crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas fiquem mais suscetíveis as doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas transmitidas pelo ar. Entre as causas está o fato de as pessoas ficarem cada vez mais próximas e em ambientes fechados, além da baixa umidade do ar típica da estação.

De acordo com a pneumologista pediátrica, Beatriz Barbisan, do departamento de Pneumologia da Unifesp, o paciente está predisposto a contrair resfriado, gripe, sinusite, otite (inflamação no ouvido) e, até mesmo, pneumonia viral.

Assista ao vídeo:  


Autor: Redação
Fonte: R7 - Saúde

Imprimir