Imprimir
 

Médico alerta que um procedimento não exclui o outro, mas trazem informações complementares fundamentais para o tratamento de doenças

Com grande capacidade para demonstração de estruturas internas da mama, a Ultrassonografia se consolida como aliada no diagnóstico e tratamento de doenças da mama. O alerta, porém, é de que a técnica não é competitiva ao consagrado método da Mamografia. O médico radiologista, Alexandre de Carli, ressalta que a Ultrassonografia auxilia muito em situações de detecções de lesões nas quais a mamografia tem dificuldade.

- Isso tem sido utilizado pela comunidade médica de maneira muito criteriosa. Porém é fundamental a compreensão de que não deve ser comparada com a mamografia porque ela não compete e sim a auxilia. Não pode ocorrer um descarte de um método ou outro. Trata-se de saber em que situações uma técnica ajuda a outra - explica.

A ultrassonografia traz um acréscimo na capacidade de encontrar lesões que a paciente e nem o médico sentem através da palpação. Uma das recomendações de uso da Ultrassonografia é para pacientes que possuem a característica, chamada na medicina de Mamas Densas.

- Nesses casos é mais difícil examinar pela mamografia. Ao usar a Ultrassonografia vamos ter uma eficácia melhor em encontrar lesões principalmente pequenas, que podem representar uma antecipação no tratamento e cura efetiva - completou de Carli.

O assunto foi discutido durante a Jornada Gaúcha de Radiologia promovida pela Associação Gaúcha de Radiologia nos dias 29 e 30 de junho, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir