Imprimir
 

Na pauta, o tratamento e a importância do monitoramento de cada novo caso

Capacitar agentes comunitários de saúde para a conscientização da população sobre o HIV/Aids, difundindo os sintomas, tratamento e a importância do monitoramento constante de cada novo caso. Esse é o objetivo da capacitação Construindo um case de sucesso, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde aos 120 agentes comunitários de saúde que atuam no território da gerência distrital Partenon e Lomba do Pinheiro, região com maior índice de HIV/Aids da Capital.

Segundo Isete Maria Stella, da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, as baixas rendas e escolaridades da população, somadas à alta concentração populacional da região, são fatores decisivos para o alto número de portadores de HIV/Aids no território, que no último ano registrou 135 casos para cada 100 mil habitantes.

Utilizando a metodologia da problematização, visando à construção de novos conhecimentos e práticas, assim como a qualificação de estratégias a partir das experiências e conhecimentos prévios dos participantes, esta é a primeira ação de capacitação de servidores, que busca preparar os agentes de saúde comunitários para enfrentar a epidemia de HIV/Aids. Com as experiências e conhecimentos adquiridos na capacitação, os 120 agentes comunitários agirão na conscientização da população com os cuidados para evitar a transmissão do vírus, assim como a atualização dos dados epidemiológicos da CGVS. 


Autor: Vinícius Ferrari (estagiário) Supervisão: Ana Fumegalli
Fonte: Portal PMPA - Saúde

Imprimir