Imprimir
 

Apesar dos sinais de depressão e estresse familiar, pesquisadores descobriram que avós, principalmente com netos com necessidades especiais, estão abertos a receber ajuda

Avós que assumem responsabilidade de pais, criando seus netos em período integral, são mais propensos a desenvolver depressão do que aqueles que desempenham apenas o papel de avós.

O estudo envolveu 240 avós cujos netos com idade entre zero e 16 anos. Os participantes foram entrevistados, anualmente, sobre sua saúde física e mental para os três primeiros anos do estudo, e de a cada dois anos no final do estudo.

A idade média dos avós era de 57,5 anos no início do estudo e esses foram divididos em três grupos de cuidado: aqueles que cuidavam em tempo integral; os que viviam em lares multigeracionais; e os que não assumiam a responsabilidade de cuidar dos netos.

Os resultados mostraram que os avós que assumiam o papel de cuidadores em tempo integral relatavam sentir mais pressão e apresentavam mais sintomas depressivos de forma persistente ao longo do estudo.

Apesar dos sinais de depressão e estresse familiar, os pesquisadores descobriram que os avós, principalmente com netos com necessidades especiais, estão abertos a receber ajuda.


Autor: UPI
Fonte: Boa Saúde

Imprimir