Imprimir
 

Orientação dos órgãos de saúde é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção

A coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre divulgou na última quinta-feira, 5, boletim confirmando 98 casos positivos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na Capital, sendo que já ocorreram seis óbitos por Influenza A Sazonal, cinco por H1N1 e um por H3N2. Do total de casos, 46 são de Influenza A (H1N1), 50 de Influenza A Sazonal (H3N2) e dois de Influenza B. Até a 35ª Semana Epidemiológica, que se encerrou em 31 de agosto, foram investigados 975 casos suspeitos de Srag, sendo que destes 638 são moradores de Porto Alegre, e sete continuam em investigação. Desde 2010, após o fim da pandemia pelo vírus H1N1, a CGVS passou a notificar apenas os casos de Srag em pacientes com internação hospitalar.

A orientação dos órgãos de saúde é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável ao espirrar ou tossir. Havendo sintomas de síndrome gripal, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível. A vigilância alerta especialmente as pessoas que apresentarem febre repentina, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e com dor muscular (mialgia), nas articulações (artralgia) ou dor de cabeça (cefaleia).

Depois de passar por consulta (na rede pública ou privada de saúde) e receber a prescrição com receita médica, os usuários podem retirar gratuitamente, nas farmácias distritais mantidas pelo município, o medicamento antiviral Oseltamivir (Tamiflu). O medicamento é encontrado também para compra em farmácias particulares, sendo igualmente necessária a apresentação de receita.


Autor: Fábio Paranhos
Fonte: Portal PMPA - Saúde

Imprimir